sábado, 5 de julho de 2008

O Mac. Ah, o Mac.


Sempre ouvi dizer que Mac era muito melhor que PC, porque Mac não trava. Não dá problema. Não engasga. É mais rápido. E lero-lero, lero-lero.

Pois bem... Eu, que nunca na minha vidinha micreira tive problemas com o Windows XP, só não fico puta quando meu iMac (novinho em folha) do trabalho dá piti, porque rio por dentro, lembrando das loas tecidas a tão instável e supervalorizada máquina.

Pra começar, eu começo meu dia dando OK e fechando várias janelinhas de avisos de conflito com os diversos tipos de fonte Helvetica instaladas no computador. Isso porque eu não consigo nem desinstalá-las, nem fazê-las funcionar. Vale ressaltar que a Helvetica é uma fonte do sistema do Mac. Então é mais ou menos como o Windows ter xilique por causa da Arial. Alguém já viu algo assim? Não? Pois é. Comprem um Mac, e vejam.

Outra coisa "legal" é o piti do Photoshop original. Cada vez que eu abro um arquivo (mesmo que este tenha sido criado no meu próprio computador, 1 minuto antes), ele diz que as fontes utilizadas não estão disponíveis e que ele vai ter que rasterizar o layer e transformar a fonte em bitmap para prosseguir.
No começo eu me assustei (principlamente porque trabalhamos com arquivos de vários tamanhos, e é impossível fazer um arquivo de boa qualidade aumentando uma fonte rasterizada), mas aí vi que era um bug idiota. Ele avisa que a fonte não está lá, mas ela está. Vc manda ele substituir por outra fonte, e entra a mesma no lugar.
Detalhe: é a mesma versão do Photoshop que eu uso em casa, no PC. Aqui nunca deu problema. A diferença é que lá foi o carinha da Adobe que instalou.

Por causa do problema da fonte e algumas travadas (aquela bolinha colorida, altamente irritante, fica rodando eternamente), eu tenho que reiniciar meu Mac umas 2 vezes por dia, no mínimo. Aqui, meu PC tá ligado direto há uns 2 meses.

Em 2 episódios diferentes, o CD Rom (que é suuuuuper lerdo) engoliu o CD e não quis devolver (não tem botãozinho de eject... Nem mesmo aquele furinho pra espetar com um alfinete). Foi preciso reiniciar.

O teclado tem, com certeza, a configuração de acentuação mais idiota que eu já vi. Para fazer acento agudo, por exemplo, vc tem que pressionar option + E, e então teclar a letra que vc quer acentuar. Acento circunflexo é option + I. Til é option + N. E por aí vai. Não sei porque o teclado tem tem teclas de til e acentos. Acho que é para desenhar em ASC II.
Ah, uma coisa que vale mencionar: a acentuação não funciona se vc estiver com o Caps Lock ligado. Então vc tem que fazer assim: digita tudo segurando o shift, ou liga o Caps Lock, e desliga quando for acentuar uma letra.

Os atalhos também são estúpidos. Tudo que vc faz de forma fácil no PC, no Mac é mais complicado e precisa de uma tecla a mais.
Exemplo: no Flash, no PC, o F9 abre a janela de Actions. No Mac, vc precisa apertar o option + F9.
Pra tirar um print da tela, no PC vc aperta "printscreen". No Mac, vc tem que apertar command + shift + 4 (por tudo que eu vi, bem que podia ser apertar o til. Pelo menos a tecla teria uma utilidade).

Ah: o teclado do Mac tem o shift, normal. O "command" é o nosso "control", e o "option" é o nosso "alt". O "control" do Mac é, na verdade, o botão direito do mouse, de que eles dizem que não precisam. Não precisam no mouse, né? Porque o jogaram para o teclado. Decisão idiota, se vc me perguntar. Mas o Steve Jobs deve saber mais que eu.

Para terminar, o monitor do Mac é bonitinho, mas ordinário. O meu Samsung de 700 pratas aqui dá banho. Melhor definição, melhor contraste, e melhor calibração de cor.

Como ponto positivo, eu diria que o Mac é bem bonitinho. Apesar de sujar bastante.

10 comentários:

JuPisa disse...

Eu acho Macs lindos. Sem dúvida são os mais bonitinhos. Talvez seja uma questão de acostumar. Assim como linux seria o mais "politicamente correto", mas sinceramente, eu desisti de me acostumar, entender e decifrar.
Atualmente quero um computador como um carro: quero ligar e usar. Não me interessa saber quantos cavalos tem, ou que esticar uma marcha para outra faz com a rebimboca fique amaciada ou qualquer desses detalhes. Não preciso do melhor desempenho nem perder horas para saber como fazer algo que eu já faço numa outra plataforma.
Assumi meu papel de usuária apenas. Até chamo o suporte quando não consigo fazer algo e me sinto tão feliz com isso :)

Milena disse...

Pois é, é bem por aí. Eu também acho o Mac lindo. De verdade. Mas não consigo entender porque complicar certas coisas que podiam ser simples.
E, na boa? Não vi a tão falada diferença de rendimento não. Se existe, é tão pouca que não reparei.

P² - Paulo Pádula disse...

existe diferença... é só saber qual é!

Milena disse...

Existe diferença se a configuração for a mesma. Acontece que, com um quarto do dinheiro, eu ponho um PC muito mais animal que um MAC. E aí, ninguém vê diferença no rendimento do trabalho.

Mas quem quiser pagar mais por causa de grife e de "cuteness", esteja à vontade. :)

Anônimo disse...

Acho que vc tem que aprender a usar um Mac! Ou volta pra o "Janela"

Milena disse...

Hahahahaha, é. Eu e o técnico da Adobe que instalou o Photoshop original. rs

Até que demorou pra um devoto do Steve Jobs cair por aqui, defendendo a seita. rs

Milena disse...

Vc "sabe usar" o MAC, mas não sabe usar formulário na internet, né? Basta responder uma vez, gênio, e esperar a aprovação do comentário.

Flodar o mesmo comment várias vezes não vai fazer ele aparecer na página. Fica a dica.

Tsc, tsc. Esses bitolados de MAC, viu.

Anônimo disse...

ESSES PCS BONITINHOS SÃO UMA BOSTA
EU JÁ TIVE UM PRA QUEM GOSTA DE BOSTA É UM PRATO FEITO KKKKKKKK

Milena disse...

Hm, Curioso.

Agora eu não sei qual seria o "pc bonitinho" que é uma bosta.

Estaria o MAC sendo chamado de PC, ou fizeram algum PC bonitinho?

Dúvidas.

Alan disse...

Eu tenho um PC rapidinho, ele é muito bonito, e presta kkkk, eu sou design e adoro criar coisas nele, eu vou pegar um MAC ja testei o MAC com alguns amigos meu, ele é super bom também, e o MAC é 100% mais legal o design.