quinta-feira, 14 de outubro de 2004

Crueldade e beleza

Tem gente que adora poesia, acha lindo. Eu não gosto.
Não tenho o hábito de ler poesia, embora seja uma leitora voraz. Acho que me falta paciência, especialmente para aquelas poesias que falam de amor, de coisas meigas e felizes. Se a poesia for ferina, ou tiver um quê de tristeza, é mais provável que prenda a minha atenção. Se vier em forma de música, melhor ainda.

Existe uma música que é tudo isso: linda, triste, cruel. É de um compositor cuja obra eu adoro (Cat Stevens) e se chama Lady D’Arbanville.
A música foi feita para uma ex-amante, e nela ele fala da mulher como se estivesse morta. É a descrição da morte da pessoa, na tentativa de fazer morrer o sentimento. Não há como negar que é lindo, o conceito é brilhante.
Toda vez que ouço, me coloco dos dois lados da história.

Se a música tivesse sido escrita para mim, teria me deixado eternamente marcada. Terrivelmente magoada. Impressionada, por saber que alguém – alguém que me amou - um dia visualizou e desejou, mesmo que por instantes, minha morte daquela maneira. Ainda assim, provavelmente continuaria a ouvi-la. E, vez por outra, talvez sentisse uma pontinha de orgulho por ter tocado a vida de outra pessoa tão profundamente.

Se eu tivesse escrito a música, sentiria alívio por ter conseguido expressar toda a raiva da rejeição de maneira tão linda e trágica. Me sentiria vingada, por deixar exposta a pessoa que me causou tanto sofrimento. Me sentiria finalmente livre desse sentimento, e novamente presa a ele cada vez que ouvisse ou cantasse a canção. E por fim, sentiria uma certa tristeza acompanhada de remorso, por ter idealizado a morte de alguém que amei.

Fica a dica pra quem quiser um dia procurar a música e baixar. É linda.



Letra / Lyrics

My Lady d'Arbanville, why do you sleep so still?

I'll wake you tomorrow
and you will be my fill, yes, you will be my fill.


My Lady d'Arbanville why does it grieve me so?
But your heart seems so silent.
Why do you breathe so low, why do you breathe so low?

My Lady d'Arbanville, why do you sleep so still?
I'll wake you tomorrow
and you will be my fill, yes, you will be my fill.


My Lady d'Arbanville, you look so cold tonight.
Your lips feel like winter,
your skin has turned to white, your skin has turned to white.

My Lady d'Arbanville, why do you sleep so still?
I'll wake you tomorrow
and you will be my fill, yes, you will be my fill.


My Lady d'Arbanville why do you grieve me so?
But your heart seems so silent.
Why do you breathe so low, why do you breathe so low?

I loved you my lady, though in your grave you lie,
I'll always be with you
This rose will never die, this rose will never die.
(2 x)

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá minha GURUA..... entaum..... me sinto como vc qto a poesias....mas nem as tristes eu costumo intender..... mas goto delas...... tbm........ agora, faltou uma coisa, e se vc fosse a amante, como se sentiria??? ehehe.....inteh!

zaecas disse...

sabe uma musica que eh ao mesmo tempo linda e triste?

The Trooper, Iron Maiden.

You’ll take my life but I’ll take yours too
You’ll fire you musket but I’ll run you through
So when your waiting for the next attack
You’d better stand there’s no turning back

The bugle sounds as the charge begins
But on this battlefield no one wins
The smell of arcrid smoke and horses breath
As you plunge into a certain death

The horse he sweats with fear we break to run
The mighty roar of the russian guns
And as we race towards the human wall
The screams of pain as my comrades fall

We hurdle bodies that lay on the ground
And the russians fire another round
We get so near yet so far away
We won’t live to fight another day

We get so close near enough to fight
When a russian gets me in his sights
He pulls the trigger and I feel the blow
A burst of rounds take my horse below

And as I lay there gazing at the sky
My body’s numb and my throat is dry
And as I lay forgotten and alone
Without a tear I draw my parting groan

Anônimo disse...

realmente... é mt tocante!
Não sou fãããã de poesia , mas tenho os meus preferidos.
E as que me marcam.
Tem uma música do Marilyn Manson que ele fala de uma garota que ele gostou,
mas que a rejeitou pq achava ele esquisito. A letra é bem bobinha, mas ele canta
de uma maneira tão assustadora que desconfio que ela não deve ter se arrependido, hehee.

ps: assino embaixo o que o Zeca falou. The trooper é extremamente linda. Porém
triste. Não só a letra, mas lembra uma pessoa que me magoou muito.

Bjs Linda... te adoro!

Anônimo disse...

Oi Bunny! Só pra que vc saiba que entrei no seu blog... Hehehe.

Beijos!