segunda-feira, 17 de março de 2008

Assistência Técnica

Situação: a bateria do meu nobreak acabou. Quero saber quanto custa uma nova bateria, para saber se vale a pena trocar, ou se é melhor investir em um novo nobreak, com garantia e tudo o mais.

Etapa 1: ligo para o fabricante, informo o problema. Ele me dá os telefones dos postos de assistência técnica em São Paulo.

Etapa 2: ligo para o mais próximo da minha casa.


Atendente:
_ PHD informática.

Eu:

_ Boa tarde. Eu gostaria de saber o preço da bateria para o nobreak da marca X, modelo Y.

Atendente:
_ Nós não vendemos bateria, sra.

Eu, sentindo que não seria tão simples:
_ Bem, ok... Mas o próprio fabricante me indicou a loja de vcs para assistência técnica. Suponho que vcs façam troca de bateria desse equipamento, não?

Atendente:
_ Ah, é pra trocar? Fazemos sim.

Eu:
_ Vc poderia então me informar quanto ficaria para trocar a bateria do modelo Y, então?

Atendente:
_ A sra. tem que deixar o equipamento aqui, para o técnico verificar e fazer um orçamento.

Eu:
_ Na verdade, não precisa fazer mais nada, o nobreak está perfeito. É só a troca da bateria mesmo.

Atendente:
_ Sim, sra. Mas só com um orçamento do técnico.

Eu, já perdendo a paciência:
_
Não, minha filha, vc não está entendendo... O técnico não vai ter que ver nada, ele já pode fazer um orçamento baseado no que eu estou dizendo: o problema é apenas - e tão somente -a bateria. Vc pode me passar o valor por telefone mesmo.

Atendente:
_ Pois é, sra, mas pelo telefone não dá. A sra. vai ter que deixar o equipamento aqui, porque só o técnico pode fazer orçamento. Depois nós entramos em contato informando o valor.

Eu:
_ Deixa eu entender: eu SEI qual é o problema. Eu posso poupar a minha ida aí (caso eu não aceite o orçamento, que nem sei quanto vai ser, porque vc não quer me dizer), e posso poupar o trabalho do técnico de fazer um orçamento que pode ser inútil. Poderia ter a resposta na hora, se vc estivesse diposta a me dizer o custo da troca de bateria pelo telefone.
Mas vc está me dizendo que, mesmo assim, eu tenho que ir até aí, deixar o troço aí (e ficar sei lá quanto tempo sem ele) só pra vc me dizer, mais tarde, quanto custaria se eu optasse por consertá-lo? E, caso eu não queira, eu tenho que voltar aí pra pegar o equipamento de volta, e tudo isso teria sido à toa?

Atendente:
_ Sim sra.

Eu:
_ E vc acha isso esperto?

Atendente:
_ ...

Eu:
_ Bem, eu não acho. Se vc me dissesse quanto a bateria custa pelo telefone, eu já te diria se eu vou querer o serviço ou não. Nem o seu técnico ficaria perdendo tempo trabalhando de graça, nem eu passeando pela cidade e gastando gasolina à toa.
Acho que é um forma bem pouco inteligente de se trabalhar, mas enfim...
Boa tarde.

2 comentários:

JuPisa disse...

Eu sempre acho particularmente satisfatório soltar um: "Bom, então vocês acabaram de perder um cliente e toda e qualquer pessoa que me perguntar onde fazer um serviço desses vou avisar sobre a falta de qualidade do seu serviço. Boa tarde"
A reação é sempre divertida...

Milena disse...

Foi mesmo o que aconteceu. Eu comprei outro NoBreak, foda-se. Com essa idiota que eu não trocava bateria mesmo (mesmo porque, descobri depois que custa quase a mesma coisa).