quarta-feira, 2 de abril de 2008

O mundo é uma comunidade mal moderada

Essa teoria me veio à cabeça enquanto conversava com meu irmão.

Ele estava me contando que tinha uma comunidade no Orkut com mais de 8 mil participantes, e que muito raramente entrava para ver o que acontecia. Obviamente, ele não modera o conteúdo e a comunidade virou uma zona.

Um belo dia, ele estava dando uma olhada e viu um tópico de um cara reclamando que o moderador era um ausente, que a comunidade estava uma porcaria por falta de moderação. Só de sacanagem, ele baniu o cara.

Fiquei aqui pensando... O mundo é uma grande comunidade (mal) moderada por Deus. O livre arbítrio nada mais é do que o resultado da falta de interesse do moderador, na maior parte do tempo.

Muito de vez em quando, o moderador faz login para pessoalmente mexer em alguma coisa. Ou faz uma justiça, se livrando de um membro inconveniente, ou se vinga de alguém cujo único pecado é aborrecê-lo.
Ou só dá uma lida geral nos tópicos e sai logo em seguida.

De resto, é o pessoal lá dentro que se vira, no meio da zona, pra fazer a porcaria funcionar e ter algo que se aproveite.
Mas, como a maioria das pessoas é inconveniente, não tem bom senso nem conteúdo, e não respeita os outros, o mundo é essa merda: uma comunidade sem moderação.

PS: Não acredito em Deus, mas se ele existisse, acho que seria exatamente assim... Ele estaria cagando para todos nós.

Um comentário:

JuPisa disse...

Adorei sua teoria! Acho um tanto quanto otimista pensar que se houver um moderador ele é ausente.. Acho que mesmo que haja um moderador, há uma quantidade tão avassaladora de merda acontecendo, que o moderador não teria como cuidar de tudo. Para cada coisa idiota moderada, devem aparecer no mesmo instante mais umas 10 (no mínimo).