sábado, 19 de setembro de 2009

Prefiro ter um filho viado que um filho mecânico


Mecânico é uma raça escrota, puta que me pariu. Se vc for mulher, então, aí que o escroto se esmera pra ficar mais escroto ainda. Capricha na escrotice.

Pois bem, meu ar condicionado do carro quebrou. Claro, quebrou no começo do verão, né. No dia mais quente até agora. Porque, se não for assim, não tem graça. Qual a diversão de um ar condicionado quebrar no inverno? Dã.

Daí que não conheço porra nenhuma em SP, e qualquer oficina mecânica parece tão boa quanto qualquer outra, porque não tem ninguém pra me indicar um serviço de confiança e eu vou escolher pela conveniência, proximidade à minha casa, facilidade de achar endereço e telefone, etc.
E então o Le catou na net uma especializada em conserto/manutenção de ar condicionado, aqui perto (ou razoavelmente perto) de casa.

Liguei pra lá, o cara educado, falando direito... Beleza. Veio até buscar o carro aqui (não curto muito, fico nervosa com estranhos dirigindo meu carro, mas era bem mais prático, então deixei).

O cara me liga algumas horas depois, dá o orçamento, 280 reais. Disse que era problema no $%@#tato (não lembro do prefixo da palavra), que tinha que trocar o gás e o caralho a quatro.
"Beleza", pensei. Não é a coisa mais barata do mundo, mas de todos os problemas que podia ser, era o menos pior. Já cheguei a gastar 2 paus com o Brava numa troca de serpentina uma vez, que me obrigou a tirar o painel e tudo (nunca fica a mesma coisa depois...).
Sentindo que o deus responsável pelas surpresas desagradáveis tinha me dado uma folga, paguei em 2 vezes e fui lá retirar meu carrinho. O ar condicionado parecia ótimo, ligadão e bombando, super gelado. Supimpa.

Quando fui perguntar tim tim pot tim tim o que tinha acontecido com o carro, o cara veio me dando uma explicação super hermética e confusa (esses caras não gostam de entregar o jogo, impressionante. Eles são super vagos, e sempre me passam a impressão de serem desonestos ou de que não sabem nada do que estão fazendo). E começou dizendo que a pressão do gás estava errada, que aquilo não vem assim de fábrica e que alguém algum dia mexeu e fez um serviço porco.
Ora porra, comecei a me irritar. Pra começar que esse carro foi do meu irmão a vida toda, e só quem mandava consertar era meu pai. Segundo que meu pai entende pra caralho de mecânica, e nunca deixa o carro sem supervisão na mão de mecânico nenhum. Ele fica lá do lado, enchendo o saco e vistoriando o serviço. E terceiro que nem meu pai nem meu irmão nunca tinham mencionado QUALQUER problema EVER no ar condicionado. Com certeza eu saberia se tivesse acontecido.
Por essa, eu já fiquei meio puta com o caga-regra (que deu azar do meu pai ser super anal com essas coisas).
Mas enfim, não discuti.

Aí não sei porque, qual era o papo em questão, o cara soltou algo como "porque esse carro é 2001, então blá blá blá".
Eu (já ficando MAIS puta): _ Não, esse carro é 2004.
Ele: _ Não, é 2001, tenho certeza - dando aquele risinho debochado de quem diz "vai me enganar?"
Eu: _ E pq vc acha isso?
Ele: _ A placa é de 2001.
Eu: _ Meu amigo, o carro foi do meu irmão a vida inteira, eu fui comprar com ele na concessionária em 2004, zero km. O documento também diz isso. E a placa é do RJ.
Aí o cara (como cara de cu): _ Ah, é, bem.. Lá no Rio a numeração pode ser diferente.
Gee, you THINK? Fucking Genius.

Agora - adivinhem!! - o ar condicionado pifou de novo, e é esse merda que tá consertando meu carro.
"Por quê", vc pergunta?
Porque o conserto já foi pago, e está na garantia, e eu não vou pagar tudo de novo pra outro merda fazer.

Obviamente, o que foi "consertado" não estava quebrado, né, já que o problema persiste e continua igualzinho. Ou seja, sei lá como vai se fazer a respeito dessa "garantia". Quero só ver se o cara não vai inventar um OUTRO defeito, que em vez de me custar apenas a diferença ou a mesma coisa, vai me custar algo a MAIS.

Isso por quê? Porque mecânico não OUVE o que o dono do carro diz pra ele, se este dono for uma mulher. Porque eles acham que mulher não sabe porra nenhuma, não entende nada. E aí descartam o que a gente diz, o que a gente notou.
Se o imbecil tivesse, desde a primeira vez, OUVIDO quando eu falei pra ele que o ar parava de funcionar em engarrafamentos em dias quentes, ele talvez tivesse ligado a falha ao tipo de desempenho do motor (marcha lenta ou qualquer merda do gênero) ou à temperatura.
Eu não entendo o suficiente para saber em que esses fatores influenciam no mecanismo do ar, mas eu sou capaz de notar um padrão. E o padrão é: engarrafamento + calor = fudeu.
Quando o carro está andando e o dia está frio, o ar funciooooooooooooooona que é uma belezura, dá até gosto de ver.
Então supõe-se que não seja o gás, não é mesmo, CARALHO?

Ainda assim, eu dei o benefício da dúvida porque o carro já tem 5 anos e esse tipo de manutenção se faz de tempos em tempos mesmo. E porque - ha ha - o cara passou o carro numa [viadagem moderna] máquina de diagnóstico [/viadagem moderna], veja você.

Pois é. Hoje em dia não existe mais mecânico bom, existe o cara que faz o que a maquininha manda. O mecânicos de hoje não sabem mais descobrir defeitos. Antigamente, o cara tinha que manjar muito pra ser mecânico. Tinha que conhecer o sistema, saber pelo tipo de barulho e tipo de falha o que podia haver de errado. Hoje o cara liga uma "máquina que faz plim" e pá. O que sair ali no biscoito da sorte eletrônico é o que ele diz que é o defeito.

O mais legal é quando vc passa o carro na máquina, a máquina não acusa nada e diz que tá tudo joinha. E o carro continua dando defeito. E vc discutindo com o mecânico, ele jurando que seu carro tá bom, e ele não anda. Parece mentira? Não acredita? Fiquei 3 anos com um carro assim. Vendi sem conseguir resolver, porque todo mecânico recomendado passava na "máquina que faz plim" e garantia que tava OK, enquanto o carro se matava pra subir uma ladeira.
Deu pra entender porque eu ODEIO mecânicos? ¬¬

Agora a situação descrita acima se repete. A maquininha da sorte tá dizendo que o carro não tem nada, sendo que ontem eu voltei pra casa num forno ambulante, porque o ar parou bem num engarrafamento na Radial.
Mas hoje, paradinho na oficina e com tempo frio, tá lá funfando a todo vapor. Oi? Padrão? Que sei eu, uma motorista mulher, não é mesmo?

Pau no cu de todos os mecânicos.

4 comentários:

Anônimo disse...

pelo que eu ouvi falar carros com motores fracos o ar se desliga de vez em quando para aumentar o desempenho do carro,
e ele pode estar se desligando por que esta superaquecendo por causa do engarrafamento
e um carro 1.0 se mata para subir qualquer ladeira
abraço

Milena disse...

Não é o caso. Primeiro que é um carro 1.5, não é o mesmo que um 1.0. O motor pode ser modesto, mas dá conta do recado. Principalmente na cidade.

Segundo que durante toda a vida do carro, isso nunca tinha ocorrido. Ou seja, não era um comportamento padrão.

Os caras me tiraram o painel pra trocar uma peça que depois a Honda disse que não tem nada a ver. O ar nunca tinha sido mexido, confirmei com meu pai. Queimaram meu tapete com lâmpada sem proteção. O painel ficou todo arranhado/fudido, e eles entregaram o carro com o farol queimado (eu que notei e teve que voltar pra trocar).

Depois foi que notei que o conta-giros também estava ferrado, e não funcionava. Mas dado que os caras fuderam o carro todo, achei por bem não deixar eles fazerem mais NADA. Nem mesmo pra consertar o que haviam quebrado.

Levando em outro mecânico, descobri que o conta-giros estava só emperrado, porque os caras socaram o painel de qualquer jeito.
Eles tanto mexeram na pressão do gás que no final estava 2 vezes maior do que deveria.
O segundo mecânico acertou, e agora o ar está estável.

Resumindo: Ô RAÇA!

http://oficinanovabiritiba.blogspot.com/ disse...

Moça ar condicionado não é pra qualquer um não, tem que saber que num veiculo de passeio só é usado 700gr de gás, saber ouvir a dona(o) do veiculo, pois quem esta com o carro todo dia não é o mecânico e sim o dono. Sou da área de manutenção e aprendi isso pois fazia manutenção em maquinas pesadas com ar condicionado, acredite ou não sem ar não se trabalha nessas maquinas, tinhamos muitos vazamentos e defeitos por conta de trabalho extremo digamos 24h p/dia. Bom no seu caso tem haver com uma peça chamada valvula de espansão responsável pela regulagem do ar,qdo ela começa a travar apresenta esse sintoma.
Sem magoas, e vc tem razão pois sei que existem mecânicos e mecanicos.

Milena disse...

Opa, amigo.

Com certeza, há mecânicos e mecânicos.

Os bons são raros, mas são respeitados e valorizados.

Infelizmente, é difícil de uma mulher sozinha ser bem atendida hoje em dia.

Abs