terça-feira, 9 de janeiro de 2007

"Os petisco"

Eu, Le, Márcio e Renata no rodízio de frutos do mar no Empório do Camarão, no shopping Downtown, no Rio:

_ Vcs podem trazer também camarão à milanesa, por favor? _ Perguntei eu ao garçom.
_ O camarão à milanesa não faz parte do rodízio, senhora.
_ Ué. Por que? Tá no cardápio...
_ Porque não se encaixa no padrão do rodízio, senhora.
_ Padrão? Que padrão? O de "frutos do mar"?
_ Não saberia dizer, senhora.
_ Mas tem camarão empanado!
_ Sim, senhora.
_ Vc pode chamar o gerente? _ Perguntou o Le
_ Gerente? O senhor quer que eu chame o gerente?
_ Sim, eu gostaria de perguntar a ele porque o camarão à milanesa não é servido no rodízio. Fiquei curioso.

E lá foi o garçom chamar o gerente:

_ Pois não, senhor. Algum problema? _ Perguntou o gerente, solícito e visivelmente desconfortável.
_ Por que vcs não servem camarão à milanesa no rodízio?
_ Porque não faz parte do perfil do rodízio, senhor.
_ Sim, seu funcionário já nos explicou. Mas eu estou tendo alguma dificuldade de entender esse perfil, e estou muito curioso para saber porque apenas esse prato não se encaixa nele. Já que vcs servem vários outros tipos de camarão, inclusive o empanado.
_ É que... Os petisco, né? O rodízio é dos petisco.
_ Sim, mas o camarão à milanesa também está listado como petisco no cardápio.
_ É... _ E o gerente fez cara de cego em tiroteio.
_ Eu só queria entender o porquê.
_ Sem dúvida, o senhor tem toda razão.
_ Veja que é apenas uma curiosidade, uma dúvida. Não é exatamente uma reclamação.
_ Sem dúvida, senhor. Com certeza.
_ Hm. Então vc também não sabe.
_ ...
_ Sabe?
_ Para falar a verdade, não senhor. São ordens, né?
_ Ah tá... Obrigado.


PS: O rodízio é uma bela de uma porcaria, mas o prato de camarões à milanesa é muito bem feito e gostoso. E barato.
Eu sei porque comi um dia antes, a la carte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os "pastel" também são bons.

Mas "eu prefiro ter um filho viado que um filho que fala os petisco..."