terça-feira, 23 de março de 2010

A arte perdida de xingar no trânsito

mr_wheeler

Tem tempo que eu não xingo ninguém no trânsito. Sinto falta. Infelizmente, hoje em dia a violência torna isso uma atividade perigosa. Como 2 em cada 3 pessoas são marginais (estatística séria do BIS), é óbvio que só se deve andar de vidro fechado. Então, além de a tarefa de abrir o vidro (como se abre vidro elétrico correndo?) atrapalhar todo o timing e tirar o impacto da xingada, o risco de vc ser morto ou espancado é muito grande.
É uma pena… Na minha época as pessoas podiam xingar e serem xingadas em paz e harmonia. Bons tempos.

Como o engarrafamento por aqui (Sampa) é muito escroto, os motoristas acabam fazendo menos barbeiragem no trânsito.
Isso não quer dizer que paulistas dirigem melhor que cariocas. O fato é que paulistas têm menos espaço para fazerem merda (PRINCIPALMENTE os motoristas de ônibus, que eu considero o pior problema do trânsito do Rio. Aqui em SP eles ficam confinados à faixa de ônibus, e a gente nem toma conhecimento. Menos mal).

Sabe aquela piada:
“Por que a galinha atrevessou a Rua?
R: Pra chegar do outro lado”?

É mais ou menos por aí. Se vc se pergunta “por que carioca sai costurando e trocando de pista?”, a resposta é “porque pode”.
O paulista bem que gostaria mas, se tentar fazer isso, vai passar por cima de pelo menos uns 3 motoboys, ser atacado por uma horda deles e, na sequência, ser linchado. Então aqui em SP, devido à pena informal de morte, não se troca de pista. Até mesmo quando vc precisa, muitas vezes não tem como. Se vc dá seta, os motoboys saem de seus caminhos só para te atrapalhar.

Uma vez eu levei uma fechada absurda de um exemplar dessa sub espécie e, de dentro do carro, com a janela fechada, ousei reclamar. O bandido arrombado viu e, se sentindo ofendido com o fato de eu não ter tomado na bunda quieta mesmo sem ter feito nada errado, quebrou meu espelho. Assim, just because. O meu consolo é que a esta altura, provavelmente ele ja virou paçoca em algum asfalto por aí.

But I digress. Voltando:

Então, vc não pode xingar motoboys e ter esperança de viver pra ver o dia seguinte. E pelos motivos supracitados, o resto do trânsito de São Paulo é super boring. Um bando de gente que também não sabe dirigir, andando em primeira e segunda, e que adora parar em sinal amarelo e ficar que nem idiota esperando ele fechar (ódio, ódio MORTAL).

Sim, ainda tem muita merda sendo feita. Cruzamentos fechados, gente que enfia a seta no cu e esquece de tirar na hora de sinalizar, murrinhas que conseguem andar mais devagar que o engarrafamento e atrapalhar mais ainda o fluxo, etc.
Eu até podia xingar esses (principalmente o tipo parador-compulsivo-de-sinal-amarelo). Mas que graça tem? Vou xingar e depois ter que ficar parada, olhando pra cara dos paspalhos. Frustrante.

en_passant
Legal era xingar en passant, escolher palavras sonoras e de sílabas curtas, acertando o timing e deixando os insultos traçando o caminho no vento, enquanto via, de vez em quando, um dedo em riste pelo retrovisor.

orangotango_dedo

As pessoas não interagem mais, sabe.

Nenhum comentário: