domingo, 14 de março de 2010

Show = estresse

Hoje o twitter tava fervendo com o show do Guns aqui em São Paulo. Fiquei vendo as meninas de 20 e poucos anos fazendo estardalhaço por causa do Axl, e pensei “poxa, que legal, devia ter ido também, queria estar lá”. Pra imediatamente depois pensar “não, mentira. Não queria não”.

E não queria mesmo.

São vários os motivos, na verdade.

Especificamente no caso do Guns, primeiro: porra, Chinese Democracy?? Sifudê, né? Foda é Appetite, Lies… E uma “meia dúzia de 3” músicas dos Use Your Illusion. O resto é encheção de linguiça.
Segundo que o Guns não é mais o Guns. Tem até um guitarrista EMO, caralho (Slash deve dar risada). E o Axl tá parecendo uma tia velha plastificada. Se ele estivesse só velho, careca e gordo, eu ainda podia relevar. Mas Repuxado e com trancinha rasta fica foda. Mas acho graça das menininhas tendo ataque pelo que sobrou do cara lindão que ele era (homens, não façam plástica please. Envelheçam como o Clint Eastwood, não como o Cauby Peixoto, ok?).

Mas, indo mais longe, o fato é que show é uma merda. Sempre. QUALQUER show. Mesmo quando é bom, é ruim:

  • Não adianta, pode ser o lugar mais moderno e cheio de frescura, música ao vivo SUCKS. Pra começar, o som é SEMPRE um cu. E quando a banda não resolve mudar a porra da música que vc gosta, pelo menos metade da música quem canta é o público (vc tá pagando pra ouvir quem cantar?). E normalmente tem uns 30% de músicas merdas enfiadas no meio da seleção.
  • Vc vai se aborrecer com alguém. Batata. Brasileiro é mal educado, mesmo os ricos. Acesso a lugares caros não te garantem nada, a não ser o fato de que vc vai gastar mais dinheiro. Nego vai ficar em pé na sua frente, ou pegar seu lugar, o guardador vai ameaçar arranhar seu carro, alguém vai fumar na sua cara, talvez te roubem alguma coisa. Prepare-se.
  • Se o show é de pista, vc não vai ter o que beber, não vai ter onde mijar, não vai ver nada (haha, vai ter que ir ao show pra ficar olhando o telão), vai rolar uma briga do seu lado, vão vomitar do seu lado e COM CERTEZA vão te roubar alguma coisa. Prepare-se.

Isso dito, existe algo de estar no show que é legal. Tipos… É tudo uma merda (vc estaria melhor em casa vendo o show pela TV ou mesmo ouvindo um CD), mas é legal.
Talvez seja apenas aquela coisa de poder dizer “eu fui no show do Fulano” pros seus filhos/netos/amigos/wahetever.
E, depois que passa, vc não lembra que foi uma merda. Vc guarda uma lembrança editada e imaginária de que foi legal pra caralho – UHUL! - se acha super rocker e coisa e tal.

Então, é questão de pesar os prós e os contras e ver o que é mais importante pra vc. Pra mim, um dia o estresse já valeu a pena de guardar uma lembrança bacana (que eu sei que é auto ilusão). Hoje eu sinceramente não tenho mais saco pique pra essas coisas. Foda-se o Axl (ou quem quer que seja) e a aporrinhação de ter que encarar multidão pra ouvir som meia boca.

Como a graça de ir aos shows é poder se gabar, eis minha listinha de presença:

  • Guns N’ Roses (Rock in Rio II. Teve confusão do lado de dentro do estádio e eu quase apanhei da polícia montada no primeiro dia de show, não consegui entrar. Tive que voltar no segundo dia, e aí roubaram minha carteira)
  • Madonna (passei uma sede do cacete e não vi nada. E a seleção de músicas foi uma merda)
  • Santana (as músicas são bacanas, mas… Ao vivo, né. Blé)
  • INXS (assisti porque veio depois do Santana)
  • Paul McCartney (show mais sem graça ever)
  • Skid Row (na Apoteose. Estresse pra chegar, estacionar, lugares com visibilidade de merda. Mas foi bacana)
  • Extreme (idem ao Skid Row)
  • BB King (ok)
  • Little Richard (No teatro de Remo da Lagoa, som tava uma tremenda merda. Mas divertido)
  • Chuck Berry (idem)
  • Creedence Clearwater Revival (2 vacas barraqueiras que compraram assentos mais baratinhos na parte de trás da mesa na fila de baixo botaram a cadeira na frente da minha, primeira da mesa na fila de cima, e atrapalharam minha visão. O pessoal da casa de show ligou o foda-se e ficou por isso mesmo).
  • RPM (rs) (achei bacana, mas eu tinha uns 14 anos)
  • Blitz (2X) (divertido)
  • Lobão (civilizado. Mas tava vazio)
  • Barão (ok)
  • Ney Matogrosso (eu era pequena, só lembro dele de bunda de fora, hahaha)
  • Fernanda Abreu (idem ao Skid Row)
  • Caetano (uma merda, só músicas desconhecidas e toscas. Saí puta da vida)
  • Benjor (2X) (simplesmente THE BEST. Melhor show de todos, desde a seleção de músicas, até o som e a simpatia e performance no palco)

Fiz esse post porque tinha colocado a listinha no twitter, depois de uma amiga colocar a dela. Achei um registro legal (tive que pensar pra lembrar de tudo, e ainda acho que esqueci alguma coisa), então vou deixar arquivado aqui.

Além disso, quando eu tiver vontade de ir a um show, é uma boa idéia ter algo pra ler e fazer a vontade passar.

Pra ilustrar, fica o registro de Sweet Child O’ Mine do show do Guns em Brasilia. Triste…

Nenhum comentário: