sexta-feira, 9 de março de 2007

Dia Internacional da Mulher

Pois é, ontem foi o dia internacional da mulher. É aquele dia do ano pra aturar discursinho politicamente correto e feminista das estressadas e azedas de plantão. Um saco, isso.

Não entendo porque essas mulheres se irritam com isso. Se é por motivos sociais e políticos, é muito barulho por nada.

Queiram ou não, a mulher foi sim tratada de forma preconceituosa e desigual, desde que o mundo é mundo. E, em vários lugares do planeta, ainda é.
Se uma data dessas serve como lembrete do que passamos na história, já tem seu valor. E se serve para dizer a parte da população mundial que ainda há lugares onde as mulheres são desrespeitadas e marginalizadas, melhor ainda. Fechar os olhos não adianta nada.

Há quem ache lindo o discurso de que uma data especial para a celebração da mulher é protecionismo, e que na verdade não deveria ser necessário. Eu acho um saco.

Se a mulherada estressada fica P da vida de ganhar bombom ou flores em um diazinho específico do ano, pior para elas (e para os pobres bem-intencionados que venham a cruzar seus caminhos).
Adoram defender que "dia da mulher é todo dia", que o namorado/marido tem que dar atenção ou cobrí-las de mimo todo dia, não nesse dia apenas. Isso pra mim é coisa de mal-amada. Eu adoro ganhar mimo todo dia, inclusive no dia internacional da mulher. Se elas não ganham, não é culpa minha.

A verdade é que ninguém consegue simplesmente aproveitar algo, hoje em dia. Tremenda besteira, independentemente do sentimento pessoal a respeito da data, alguém ficar puto porque recebe uma flor no caixa do supermercado, ou um parabéns do ascensorista e do chefe.

Vê se algum cara ficaria puto se houvesse o dia internacional do homem, e ele recebesse uma lata de cerveja da namorada ou parabéns da mocinha da portaria. A verdade é que homens se divertem muito mais, e se estressam muito menos.
Se houvesse o dia do homem, o mais fácil de acontecer seria a gente reclamar da programação especialmente voltada para eles na TV.

5 comentários:

homempasmado disse...

Pois é, os homens realmente não se chateiam muito com isso, afinal, as mulheres têm um dia por ano, os homens têm os outros 364!

;-)

JuPisa disse...

Sempre achei o dia da mulher um paternalismo sem tamanho. É a prova de que a mulher ainda é tratada como diferente.
Acho hipócrita, mas me divirto de ver as feministas comemorando sem perceber o que elas estão realmente comemorando :)

Milena disse...

Bem, como já disse em outra discussão sobre o assunto, tudo é hipócrita, se vc for olhar do ponto de vista da sociedade. O dia do professor também é.

No entanto, se for particularizar, muitas vezes as pessoas que vêm falar com a gente têm boas intenções e são sinceras.
Até mesmo no dia do professor, vários alunos são sinceros na sua gratidão e reconhecimento.

Eu só não sou assim tão ávida para ver hipocrisia em um cara que dá os parabéns a uma mulher por esse dia. A maioria nem se toca que é um assunto "delicado", e acha que está sendo gentil.

Só prefiro colocar as intenções da pessoa que lida diretamente comigo na frente de qualquer símbolo, seja social ou feminista.

De resto, não ligo. Se inventassem o dia do cabelo comprido, pra mim teria a mesma importância e eu aceitaria um bombom da mesma maneira.
Mas com certeza haveria alguma feminista achando que isso seria uma apologia à figura feminina tradicional e submissa, e uma discriminação às mulheres de cabelo curto...

Fazer o que, é a vida. Por isso que no dia das mulheres eu torro a paciência de militantes no Orkut. :)

JuPisa disse...

Ah, sim.. não tenho dúvidas que a maioria das pessoas realmente está sendo sincera e com boas intenções.
E todos esses dias são hipócritas, mas o que isso tem a ver com poder aproveitar o dia mesmo sabendo disso tudo, não é?
:)

Milena disse...

É por aí. Do contrário, eu não deveria comemorar o Natal, uma vez que não tenho religião e não podia ligar menos para o nascimento de Cristo.

Mas pra mim, é um dia de reunir a família e vários amigos, se divertir e jogar conversa fora.