sábado, 4 de setembro de 2004

Nunca Te Vi, Sempre Te Amei.

Nunca vi esse filme. No elenco estão Anthony Hopkins e Anne Bancroft.
O filme narra uma história de amizade que nasceu por cartas, entre uma apaixonada por livros que mora em Nova York e o dono de uma livraria especializada em livros usados, de Londres.
Separados pelo Atlântico, eles começam uma relação que muda suas vidas.

Nunca quis ver o filme, apesar da insistência da minha mãe em dizer que é lindo. Mesmo sem duvidar disso, a história me parecia dramática e fantasiosa demais, daquelas que só acontecem mesmo no cinema, criadas para você chorar e se emocionar. Como evito filme deprê (muito embora tenha adorado todos os que assisti), ia levando ela no papo do "um dia eu vejo".

Mas o destino (eu acredito nisso?) é curioso.

Faz pouco mais de um mês, eu me cadastrei no Orkut - e com uma certa relutância, devo acrescentar.
Pouco a pouco, fui conhecendo o serviço, encontrando amigos que há muito não via (ótimos amigos, que em algum momento se perderam da mim pelo caminho), coisa pela qual sou muito grata ao site.

Pesquisando pelas comunidades, li coisas úteis, aprendi coisas que não sabia, ri de coisas engraçadas e - por que não? - vi coisas estúpidas.
Em uma dessas cagadas (no sentido de sorte) da vida, encontrei uma comunidade na qual me viciei. Feita sob medida para mim, que penso no porquê de tudo o que não interessa a mais ninguém.

Lá, travei contato com pessoas que, apesar de diferentes de mim, eram muito iguais também. Foi um acaso, uma oportunidade, uma janela. Gente inteligente, gente com senso de humor, gente que vale a pena. E gente de cada pedacinho do Brasil.
Difícil descrever como as coisas aconteceram e como hoje quero chamar de amigo cada uma dessas pessoas. Quem está de fora não vai entender, então nem tento.

Hoje não se escreve cartas, digita-se e-mails ou tecla-se em tempo real. Tempos modernos, da era virtual.
Mas a palavra continua sendo a escrita. E o contato físico continua ausente.

No meu preconceito em relação ao filme, eu simplesmente ignorei o aspecto humano por trás da escolha de cada palavra, de cada letra. Do impacto e da emoção que cada palavra escolhida pode ter sobre o destinatário.
O filme é, no final das contas, sobre amizade. E a amizade está presente onde tem sentimento. Seja ele expressado da maneira que for.

Está decidido: eu vou procurar esse filme.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara... vc me fez ter vontade de pegar esse filme tb...

realmente meo... tem gente q fala q ñ acredita em nada na net, mas mtas vezes esquecemos que por trás de cada nick existe uma pessoa, com sentimentos, com coração. E é isso q vale, não é mesmo?!
Se tem gente falsa, gente q mente ?? Claro q tem. E ñ existe isso "no mundo real"?
Só q com a tecnologia hj em dia está cada vez mais mentir, ou vai me dizer que no microfone e na camera a pessoa tem como ser outra?! Ñ dá pra ficar insistindo num personagem, uma hora a máscara cai!!! E é assim, Mi.... a internet pra mim tem seus males e seus benefícios.... vc é uma garota especial q eu adorei conhecer e q duvido q aconteceria s ñ usasse a net, então é por essas e outras q eu adoro mexer aqui. E espero podermos nos conhecer um dia, viu linda?!?! bjs e te adoro