segunda-feira, 17 de maio de 2004

Os Três Pedidos




Volta e meia faço um exercício mental interessante, que inventei quando ainda era menina: se eu achasse um gênio da lâmpada e me fossem concedidos três pedidos, quais seriam eles?
Quando era menina, os pedidos eram, obviamente, bem diferentes dos de hoje. Lembro que quando tinha uns 8 ou 9 anos um dos pedidos era ir para a Disney. Quando tinha uns 12, lembro que eu "gastei" um pedido para passar direto na escola sem nunca mais ter que estudar. Aos 15, não hesitaria em pedir para o gênio sumir com qualquer vestígio de celulite no meu corpo (este, aliás, teria sido um pedido bem usado).
Conforme fui ficando mais velha, meus pedidos foram se tornando, digamos, menos supérfluos. Aos vinte e poucos anos, um dos pedidos era que eu tivesse uma vida profissional legal, que me permitisse ter independência, coisa e tal.
A essa altura os pedidos já eram mais elaborados e a consciência de que seriam uma chance única na vida me levava a gastar mais tempo elaborando o pedido perfeito. Os pedidos tinham que levar em consideração os acontecimentos futuros e ser à prova de arrependimentos.
Tal exercício não tem fim, mas é esse mesmo o objetivo: o auto-conhecimento. É super interessante observar como o que era importante até determinado momento, de repente deixa de ser. Como nossas prioridades mudam. E, finalmente, como cada vez o pedido se torna mais elaborado, sofisticado e específico. Pô, às vezes acho que o gênio precisaria de um FAQ para atender a um pedido meu hoje em dia.
A maioria dos meus pedidos hoje gira em volta das pessoas que amo e sua segurança, sua saúde e longevidade. Também incluo um pedido para cuidar da nossa prosperidade: nada como iates e mansões, apenas o suficiente para conforto e segurança até o final da vida.
Seguindo essa fórmula, sempre me sobra um pedido que me permito gastar somente comigo. É nesse que "viajo", e é o que mais sofre variações devido ao meu estado de espírito.
Confesso que às vezes volto ao da celulite. Normalmente é nos dias de TPM ou quando estou meio "down" que isso acontece... Outras vezes gasto meu último pedido com a eliminação de uma vez por todas dos pêlos corporais desnecessários. Se o gênio aparecesse para mim num dia de depilação, certamente esse seria *O* pedido.
Tudo seria bem filosófico se não fosse o fato de que em alguns dias (como é o caso hoje), estou de saco cheio. E então gasto meu pedido com coisas menos zen, mais mesquinhas. Se o gênio aparecesse para mim hoje, eu juro, juro que ia pedir para a minha vizinha do andar de cima se desintegrar, explodir em mil pedacinhos e se perder no espaço para toda a eternidade. Porque ninguém, ninguém mesmo, merece ser acordado TODO SANTO DIA às 6 da manhã com uma velha maluca andando de salto alto na sua cabeça!

Enfim, com tudo isso em mente, pelo menos fica a moral da história:
Não desperdice seu pedido, ou seja: nunca tome decisões de cabeça quente. :-/

Um comentário:

Anônimo disse...

Oiii querida.... assim como vc milhares de vezes já tive meus pedidos malucos... o foda é q qt mais anos passam, a gente vai mudando e os sonhos mudam tb.
Mas tem um desejo q por + q eu cresça, eu nunca mudo... q é o 3º: poder ter + um milhão de desejos ¬¬