sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Eficiência

Ontem eu fui tirar cópia dos meus documentos, para enviar à advogada e finalizar o divórcio (yay!).

Até aí, normal. Como eu sou uma pessoa prevenida, já que estava com a mão na massa resolvi tirar cópias extras, para deixar em casa (afinal, nunca se sabe quando a gente vai precisar).

Então, pedi para a menina tirar 3 cópias de cada documento. Ela ainda perguntou se podia colocar a identidade e o CPF na mesma folha e eu, não vendo nenhum problema, respondi que sim.

Ela arrumou um do lado do outro, sobre o vidro da máquina, e tirou a primeira cópia. Eu estava esperando que ela tirasse logo 3, antes de virar o lado, mas ela virou e arrumou tudo bonitinho de novo, do outro lado. "Hm", pensei, "ela deve estar alinhando pra ver se vai sair direitinho".

Aí, ela tirou a cópia do outro lado dos documentos, olhou, pareceu satisfeita. Pensei "tá certo, agora vai". Ela voltou com os documentos para a primeira posição, e tirou uma nova cópia. Não 3, nem 2. Uma. Depois, virou de novo, e tirou uma cópia daquele lado, na mesma folha. Voltou para a primeira posição de novo, depois virou de novo.

Fiquei olhando aquilo de queixo caído. Na minha cabeça não faz sentido. Eu ia até falar algo, sugerir que ela tirasse logo as 3 cópias de cada lado, pra não precisar ficar rearrumando os documentos a cada cópia, mas perdi a motivação. A demonstração de eficiência dela me fez pensar que, se eu sugerisse algo, só para ela entender o que eu estava falando ia demorar mais do que o tempo que ela levaria para terminar o serviço.

Isso me lembrou de uma coisa que meu avô costumava dizer, segundo meu pai. Ele estava convencido que havia 4 tipos de funcionários:

  • Os inteligentes prestativos: o sonho de qualquer patrão.
  • Os inteligentes preguiçosos: é preciso ficar em cima, mas quando finalmente fazem o trabalho, fazem bem feito.
  • Os burros preguiçosos: quase não fazem nada, e quando fazem, não sai nada que preste.
  • Os burros prestativos: segundo ele, o pior tipo. O cara é esforçado, empolgado, e sai fazendo um monte de cagadas, mais rápido do que você pode evitar/consertar. Dão um prejuízo danado.

Nenhum comentário: